Glossário do dia: IPO, Flipar e GAP
IPO - Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial)
Termo em inglês que significa oferta inicial de ações, que define o mecanismo através do qual uma empresa abre o seu capital e passa a ser listada na Bolsa de Valores. A cotação da ação da empresa na sua oferta inicial é conhecida como IPO Price e é definida com base na avaliação do patrimônio da empresa por especialistas de mercado.
Em geral se aplica um desconto (IPO discount) sobre a avaliação do patrimônio da empresa para aumentar o interesse pela oferta inicial, por isso, em tese, é bom negócio entrar em IPO´s.
Flipar / Flipper (do ingles Flip - Arremessar)
Técnica de ao entrar em ofertas públicas, vender os papeis no primeiro dia de negociações.
GAP - ("diferença" ou "intervalo")
Um gap ("diferença" ou "intervalo") aparece quando o mercado de um título, sofrendo uma interrupção em sua negociação (por exemplo fechamento do pregão de um dia e abertura no dia seguinte), provoca uma diferença entre o preço de fechamento e o preço de abertura do título. Um fato novo pode ter ocorrido neste intervalo, provocando uma reavaliação por parte dos investidores acerca do valor do título.
Exemplo: Ações da empresa CXYZ3 fecham o pregão do dia 23/04/07 ao preço de R$ 10,00 e no dia 24/04/07 abrem o pregão a R$ 15,00. Houve um GAP de alta de 50%.
O Especulador
0 comentários:
Postar um comentário