Lojas Renner LREN3 -1,5%
Continuando a série LREN3, a nossa vedete da semana...
Um susto nesta sexta feira para quem acompranha LREN3, após bater nos 36,62, papel fecha em 37,18 com queda de -1,5%.
No dia, o papel se manteve a maior parte do tempo positivo, e estável até as 16h (chegou quase a 39 antes das 11:30), vindo a cair fortemente após as 16:30, o que posse ser a somente a indicação de que ninguem quer segurar até segunda, devido as incertezas no curto prazo.
Graficamente, rompe o suporte, o que abre espaço para mais quedas no curto prazo.

No gráfico de 5 dias, nota-se que a as maiores quedas ocorreram até 12 de dezembro, a parrtir disso nota-se uma certa estabilização, o que pode indicar uma perda de força, pelo menos nas quedas fortes.

Numa análise mais abrangente, nota-se que o pessimismo não se refere somente à Lojas Renner, e sim ao varejo em geral, papeis da BTOW3 e LAME4 tambem apresentaram quedas significativas.
A revista EXAME deste mês (Edição 908, pág 139) trouxe uma nota, intitulada "Os Brasileiros dizem não às marcas estrangeiras", sobre uma pesquisa da McKinsey, que aponta que o brasil é um dos mercados mais fechados para varejistas de roupas estrangeiros entre os países do BRIC, embora cresça 7% ao ano, e "O modelo de lojas nacionais como roupas para família, como Renner e Riachuelo, representa 60% desse mercado no país. Apenas 11% dos brasileiros acham que varejistas estrangeiros são melhores do que os nacionais."
A menos que o consumo varejista brasileiro esteja ruindo, e mais que o americano, pois parece que por lá nem tão ruim assim as coisas estão, esta queda livre do varejo nacional reflete mais um medo e expectativa negativos do que de fato, embora a Renner não tenha divulgado em "quanto" as vendas estão abaixo do esperado, não se nota isso nas ruas e lojas. E mesmo que a diferença nas vendas seja pequena, a divulgação dessa informação no cenário atual é suficiente para causar esta descida ladeira abaixo no valor de mercado da varejista.
Talvez estejam querendo derrubar o preço para recomprar o papel no mercado..... como saber? Talvez por isso a BOVESPA enviou uma consulta à Renner, sobre a abrupta queda dos papéis, o que por si só achei estranho. Mas essa é so uma teoria conspiratória, sem provas e nem elementos suficientemente consistentes.
Vamos continuar acompanhando a aevolução do papel nas proximas semanas...
O Especulador
0 comentários:
Postar um comentário