Internet nas escolas... serve para algo ?
23/01/08
19:57
Existe uma corrente no Brasil que acredita que a solução para todos os nosso problemas de educação é a popularização da banda larga, e em especial banda larga nas escolas. pergunto eu, para que ?
Qual a vantagem de termos computadores, conexão banda larga, se não há o que ser visto ? O que nossos mal fadados estudantes irão fazer na internet? chats? msn? jogos? Não estou criticando, acho isso pperfeitamente normal e saudável, mas é esse o "futuro da educação" a "solução para nossos problemas de educação"? Penso que nem perto, não passa de uma nuvem de fumaça para encobrir uma estrutura desmantelada e que ninguem tem interesse em reerguer. Ao se investir em educação (ao menos à sério) os frutos são colhidos somente muito tempo depois, no minimo em 10 anos, ou seja, mais que dois mandatos presidenciais, conclusão: porque interessariam aos presidentes ? Talvez em um país com uma mentalidade diferente...
Instalar uma rede de alta tecnologia não demora! é rapido, famoso "processo pastel" (jogou no óleo ja fritou e tá pronto pra comer) aí sim, fica muito mais interessante de se fazer, mesmo que sejam desperdiçados milhões em recursos do BNDES (que não deviam servir para tal projeto inútil).
Aí surge a pergunta: como assim desperdiçar? e todo aquele papo de ensino e pesquisa digital? Eu respondo, como vai haver ensino e pesquisa, se não temos bancos de dados de pesquisa? se não temos projetos? se não temos grandes centros de distribuição de informação? Só faria sentido montar uma estrutura colossal deste porte se nossas UNIVERSIDADES (friso meu, pois considero que o ensino de 2* grau mal consegue ensinar o que deveria ensinar, quanto mais florear com assuntos extracurriculares. Talvez ensiná-los a colocar seu curriculum na internet, descrevendo o quanto sabem mandar um e-mail ou que tem 2o grau, se reunindo digitalmente uma gigantesca massa de inúteis desinformados prontos a lotarem salas de telemarketing ou carregar caixas em supermercados?) dispusessem de enorme acervo de pesquisa e bancos de dados, coisa que não existe. Os EUA são um bom exemplo, suas universidades possuem redes gigantes, com Terabytes e Terabytes de informações realmente úteis. Agora, o que queremos dar para nossos alunos? um acesso a internet e alta velocidade para jogá-los na velocidade da luz contra uma página em branco do google ?
O grande trunfo da banda larga nas escolas será poder incluir nos curriculos dos alunos que "sabem fazer pesquisa na internet, mandar e-mail, etc" ?
Talvez isso teria sido uma proposta realmente boa em meados de 1994...1995, no INÍCIO da internet, da mesma forma que teria sindo interessante, nós, brasileiros, tivessemos começado a fabricar nossos próprios carros em 1907. ( o que seria uma utopia, mas só para traçar um paralelo)
O Especulador
0 comentários:
Postar um comentário