quarta-feira, 28 de maio de 2008

"Facilidades" ou assimetria de informações?




Recebo hoje de um colega via msn o seguinte link:

http://www.bovespa.com.br/Noticias/080527NotA.asp


Colocação de ordem com quantidade aparente
Antes - Pela regra atual, as ordens de compra/venda de ações são registradas no sistema de negociação da BOVESPA e exibidas em toda sua quantidade ao mercado.
Benefício - Com a nova facilidade, os investidores poderão comprar/vender uma quantidade de ações e especificar no sistema uma quantidade diferente a ser exibida a todo o mercado (mínimo de 10 lotes do ativo). Dessa forma, a quantidade realmente a ser transacionada, por uma questão de estratégia, não é revelada por inteiro ao mercado.
Público usuário – Investidores individuais (Home Broker), administradores de carteira e investidores institucionais



Aparentemente tem gente que acha que a assimetria de informações na bolsa ainda não é suficiente. Pequeno investidor... prepare-se para ser mais atento aos movimentos da bolsa, ou a ser engolido pelo mercado.

Com essa implementação ficará impossível notar movimentos de "desova", ou "compra massiva" de ações. O pequeno investidor, que ja tem um acesso a informação precário, ficará refém do mercado, não podendo se proteger de eventuais "catástrofes" na sua carteira.

Como exemplo basta citar o crash dos papeis da BOVH3/BMEF3 quando do fim do lock-up (vale lembrar que so falaram nisso DEPOIS da enorme derrocada dos ativos).

Sem falar de outras situações em que poucos obtêm informações privilegiadas e lucram muito com isso, agora será mais dificil ainda de detectar.

1 comentários:

Anônimo 29 de maio de 2008 às 00:52  

Abrir a possibilidade de colocação de ordem com quantidade aparente foi a coisa mais lamentável que vi nesses 11 meses que venho acompanhando o mercado financeiro.

Só falta a Bovespa criar e disponibilizar um mecanismo que publique todas as ordens stop enviadas.

Ridículo.

Disclosure

Este blog possui caráter meramente informativo e/ou de pesquisa. Comentários feitos aqui não representam recomendações de investimentos e o autor se exime de qualquer responsabilidade pelo uso de informações aqui disponibilizadas.

O material publicado neste blog quando não indicado de forma diversa é de propriedade do site EspeculadorFinanceiro.com.br, é permitida a reprodução desde que citada a fonte. Cópia, edição, distribuição, ou plágio é passível de punição nos termos da lei vigente.

Autor

Um pedaço de informação sem contexto, é somente um pedaço de informação. roberto(arroba)especuladorfinanceiro.com.br