segunda-feira, 13 de outubro de 2008

IBOV - Segunda - 13/10

Após romper importantes resistências com a pior semana dos últimos tempos, o índice bovespa teve um repique de respeito nesta segunda feira. Apesar de claramente não se poder afirmar uma reversão de tendência, o índice voltou a ficar acima do suporte de longo prazo (anterior a 2004) em azul, e se aproximar da resistência do canal em verde, de 2004 até hoje.

A partir do final de 2006 o mercado começou a subir fortemente, e com aumento da volatilidade em relação ao período anterior. Após atingir o TH, houve uma correção seguindo um canal de baixa bem estreito e em curto período de tempo, o que foi perdido na ultima semana, com uma acentuada queda que chegou a romper a resistência pré-2004 (em azul).



Nota-se neste gráfico, que a queda parou em cima de um suporte lateral de 2006.

Mesmo a disparada desta segunda, não foi suficiente para o índice voltar para dentro do canal de baixa, o que pode ocorrer nos próximos pregões, fato importante é que mesmo com a alta, a tendência de baixa manteve-se intacta. Tanto é, que para retornar ainda que seja para dentro do canal de baixa é necessário romper uma resistência (LTB inferior), que tenho motivos para crer não ser muito forte, dado a inclinação da tendência.





A probabilidade do gráfico voltar para dentro do canal de baixa "lateralmente" é grande e lembrando que perdendo o ultimo suporte, graficamente o ibov está praticamente livre para atingir a casa dos apocalípticos 20.000pts.


Com a considerável política intervencionista européia divulgada neste final de semana, as expectativas dos agentes de mercado virou totalmente no que tange a quebra do sistema financeiro, mas obviamente isso não significa que uma recessão será evitada por tais medidas, tal que uma situação difere totalmente uma da outra, motivo pelo qual não há como inferir uma mudança de tendência de mercado fundamentada somente em tais argumentos.

0 comentários:

Disclosure

Este blog possui caráter meramente informativo e/ou de pesquisa. Comentários feitos aqui não representam recomendações de investimentos e o autor se exime de qualquer responsabilidade pelo uso de informações aqui disponibilizadas.

O material publicado neste blog quando não indicado de forma diversa é de propriedade do site EspeculadorFinanceiro.com.br, é permitida a reprodução desde que citada a fonte. Cópia, edição, distribuição, ou plágio é passível de punição nos termos da lei vigente.

Autor

Um pedaço de informação sem contexto, é somente um pedaço de informação. roberto(arroba)especuladorfinanceiro.com.br