Análise Técnica x Crise: teste de fogo?
Análise técnica funciona?
O funcionamento da analise técnica (ou analise gráfica) sempre foi questionado, mas claro que há espaço para críticas em tudo, basta saber sob qual premissa se está partindo. Partindo da ideia de que análise técnica pode prever o futuro (um absurdo) é óbvio que haverá desapontamento, analise técnica, como qualquer outra ferramenta estatística serve para estimar o comportamento de uma variável, não para prevê-la com precisão suiça.
Ferramenta estatística? como assim ?
Análise técnica tem como fundamento o comportamento estatístico previsto para uma variável dado seu comportamento no passado, é obvio que isso não funciona sempre, pode haver uma mudança de expectativas dos agentes por exemplo, e é exatamente isso que se vê no inicio de um mercado bullish, ou fim de um bearish ou vice-versa. O comportamento muda, e ainda assim a análise técnica, conforme o andamento, apontará que o comportamento do mercado mudou ou está mudando.
Onde está o problema?
O problema está em se acreditar erroneamente na capacidade de previsão do futuro da análise técnica, é apenas uma estimativa e comportamento com n% probabilidades de acerto, basta observar o gráfico ibovespa que venho analisando no blog que fica fácil notar que há dois desvios, para cima e para baixo do canal de baixa principal do ibov, por que isso ? Mudanças de expectativas de curto prazo, sem no entanto mudança de expectativas de longo prazo, no caso do ultimo desvio ao qual estamos, um excesso de pessimismo(ou necessidade de fechamento de posições mesmo).
A pessoa que espera que a analise técnica resolva todos os problemas se decepciona ao ver que o mercado não está indo como ela esperava, é óbvio notar que não é possível prever candle a candle o que vai acontecer e quem é ciente disso consegue utilizar essa ferramenta de forma muito proveitosa, inclusive gerindo risco. So consegue utilizar a analise técnica de forma satisfatória que sabe como ela funciona, qual seus princípios, e muito pouca gente se interessa em procurar aprender como as coisas funcionam, todos querem a corretora com homebroker bonitinho pra apostar, como se fosse um cassino, depois de algumas pequenas falências, a culpa é do capitalismo, do mercado malvado, e dos vendidos bobões, da CVM que não devia deixar uma ação cair, dos gringos que manipulam o mercado, da...
Claro que existem situações como esta que vimos no ibov, em que os candles se desviaram muito do canal, mas e o conceito de canal paralelo da mesma altura? é uma boa estimativa não? Melhor alguma do que nenhuma, neste ponto que deve entrar a gestão de risco.
E a volatilidade? Análise técnica é uma ferramenta inútil neste caso?
Não, apenas reduz a faixa em que um comportamento pode se situar, exemplo: se em um determinado mês a bolsa variou em média 2% ao dia (valor absoluto), podemos estimar na base de risco a possibilidade de variação destes 2%, porém, se no mês seguinte a variação média foi 6%, fica muito mais dificil controlar o risco, pois ela pode variar de -6% a +6%. Resumindo: estimativa mais ampla, incerta e "nervosa".
O que fazer para reduzir este problema?
Análises de comportamento de comportamento de poucos dias se tornam cada vez mais difíceis, como estimar se a ação sobe ou cai 10%? A solução é utilizar em períodos mais longos no gráfico diário, ou usa-la para operar intraday onde os candles por mais nervosos que sejam, a probabilidade de variar 10% em 15 minutos é menor. No intraday existe essa limitação de tempo do mercado se mover para ocorrerem as variações, coisa que não ocorre no gráfico diário.
Exemplo: entre um candle de 15min e o seguinte, é comum ocorrer variações de mais de 5%? não. E no gráfico diário? parece que sim, no mercado volátil atual. De um dia para outro muita coisa pode mudar, mas a cada 15 minutos não.
Antes de olhar os gráficos atualizados do ibov com o fechamento de sexta, dia 31/10/2008, acompanhe a evolução do índice, que postei aqui dia 17/10/08 e 22/10/08:
17/10/08
22/10/08
Agora observe o novo gráfico:
Veja agora o anterior, com as linhas traçadas "esticadas" para cima dos novos candles:
Aparentemente está caminhando dentro do padrão, um padrão volátil de crise, mas ainda assim um padrão. Podemos notar que o indice subiu vigorosamente até encostar em uma resistência bem forte (LTB superior do canal de baixa), onde na ultima sexta acabou fechando estável.
Aparentemente bem possível ocorrer uma boa queda nos próximos candles se não houver força suficiente para o rompimento.
1 comentários:
Bem pertinente o artigo sobre a validade da analise técnica.
Veja a sugestão de compra de SLC Agricola (http://aviso-navegantes.blogspot.com/2008/10/slc-agrcola-on-slce3-para-quem-gosta-de.html) e as noticias sobre a empresa que apareceram nos jornais (http://news.google.com.br/news?hl=pt-BR&lr=lang_pt&um=1&ie=UTF-8&tab=wn&q=slc+agricola&scoring=n) um dia depois de termos detectado um possível movimento de alta no papel.
Postar um comentário