quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ocupe Wall Street

Para os que não sabem, nos estados unidos está ocorrendo um movimento denominado "Ocupe Wall Street", que o objetivo principal é basicamente... reclamar da ganância dass corporações! É estranho ocorrer isso, especialmente no país que mais preza pelo individualismo, egoísmo e etc. Seria uma mudança de mentalidade ou apenas uma forma de reinvidicar a sua fatia na renda, usando uma roupagem nova, portanto, igualmente egoísta e individualista?

Imediatamente me veio a cabeça um filme/documentário que vi quando estava no primeiro ou segundo ano da faculdade de economia, intitulado "The Corporation". O filme basicamente explica como a evolução das empresas e corporações, pessoas jurídicas (se voce ver o filme vai entender) transformaram o mundo e a forma como as pessoas se relacionam. Um acionista da Halliburton não se preocupa se para ter lucro com suas ações, a empresa irá apoiar a invasão de um país e matar varias pessoas inocentes, ele quer ter lucro! Se a ação não estiver rendendo bem, ele vai vendê-la. Ele não vê relação entre suas atitudes e o resultado final do processo. Nem seu CEO, CFO, e qualquer ocupante de um cargo com uma sigla bacana e um cheque mensal de mais de 100 mil dólares também não se importa, ninguem assume a responsabilidade pois não se vê como responsável.

No mercado financeiro ocorre exatamente a mesma coisa, so que nos EUA foi levado ao limite do legalidade (ou as vezes, partindo pra ilegalidade mesmo). Parece que não existe moral no mundo de hoje, e tudo será feito para obter lucro independente de como, desde que seja legal. Se para ter lucro é necessário empurrar um produto para os investidores que seja virtualmente um lixo financeiro, eles vão empurrar, e não importa se voce vai ter um prejuízo enorme. Pode parecer distante da nossa realidade, mas veja o gerente do seu banco, ele não tenta te vender um monte de porcarias como capitalização, seguros, etc? Pois é, ele também tem metas para bater. A diferença é que a recompensa dele não é tão grande como é em Wall St.

Mas agora o problema fundamental... os manifestantes querem o que? que as pessoas deixem de ser egoístas, se importem com os outros? querem um socialismo? Então não deveriam salvar os bancos... ok! já fizeram isso em 29... não deu muito certo também, parece que não existe solução "boa" ou "ruim". Está certo que os problemas em que os EUA se meteram pode ter a ver com as atitudes dos grandes players do mercado financeiro, mas aonde está o problema? Nas eventuais ilegalidades cometidas ou na forma como as coisas funcionam?

Link: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/eua-quatro-manifestantes-sao-presos-em-ny-durante-protesto.html

0 comentários:

Disclosure

Este blog possui caráter meramente informativo e/ou de pesquisa. Comentários feitos aqui não representam recomendações de investimentos e o autor se exime de qualquer responsabilidade pelo uso de informações aqui disponibilizadas.

O material publicado neste blog quando não indicado de forma diversa é de propriedade do site EspeculadorFinanceiro.com.br, é permitida a reprodução desde que citada a fonte. Cópia, edição, distribuição, ou plágio é passível de punição nos termos da lei vigente.

Autor

Um pedaço de informação sem contexto, é somente um pedaço de informação. roberto(arroba)especuladorfinanceiro.com.br