Sacolinhas do Kassab
A capacidade de que o governante brasileiro tem de transferir externalidades para a população é historicamente notória. Os serviços públicos de saúde são ruins? Voce pode contratar um plano privado. A polícia não está dando conta da criminalidade? Compre carros blindados, ande de vidros fechados, não saia a noite, siga inúmeras "regras de segurança" na TV e aprenda a se proteger.

Chega a ser irritante ter quer escrever sobre isso aqui, mas antes disso me dei conta de que não é exatamente todo mundo que acha essa medida totalmente absurda. Vou enumerar apenas dois motivos básicos.
1. Sacolas plásticas retornaveis são uma fonte de germes. Link
Ou vai dizer que voce ja viu alguem lavar sacolinhas plásticas antes de reutilizar? Chega a ser surreal imaginar a cena.
2. Sacolas plásticas "biodegradáveis" somente são realmente biodegradáveis se processadas em equipamento próprio, em usinas de compostagem. Ou seja, são praticamente uma farsa.

Já pensou o seguinte: Se a preocupação é com o meio ambiente, por qual motivo simplesmente não obrigam os donos de mercado a fornecer sacolinhas biodegradáveis gratuitamente? Ah... pois aí vai comprar uma briga com gente como Abílio Diniz o que não é "recomendável". Mais fácil jogar esse peso para a dona de casa, para o cidadão comum. Mais uma vez externalizando os custos para você, que já pagou para eles resolverem o problema. Além disso, sacolas de papel que são realmente biodegradáveis não foram sequer citadas.
Encontrei um link de uma petição pública da APAS - Associação Paulista de Supermercados, contra a medida do governo de SP, inclusive enumerando argumentos aparentemente bem válidos. E eu nem citei o fato de que com o fim da distribuição de sacolas plásticas gratuitas os supermercados terão reduzido seus custos, e ainda talvez faturem com a venda de sacolas retornáveis ou biodegradáveis. Considerando tais informações talvez seja relevante fazer um análise mais cuidadosa sobre quem está ganhando neste jogo, pois quem está perdendo já ficou claro.
Implantar uma legislação como esta, que possui eficiência questionável e finalidade duvidosa cria um enorme potencial para criar descrédito em qualquer medida séria posterior em favor do meio ambiente. Depois fatos como este ainda tem gente que se questiona o motivo de tudo no Brasil ser tão "escrachado", e não levado a sério. UPDATE 15/05/2012: Mas que piada... http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sptv-1edicao/t/edicoes/v/ipt-testa-sacolas-plasticas-em-sao-paulo/1948175/
1 comentários:
Gostaria de perguntar aos consumidores o que eles acham destas medidas "impositórios" dos mandos e desmandos dos políticos que eles tem elegidos como seus representantes nas eleições ?... Cidadão omisso é tão culpado quanto aos mandos e desmandos políticos, porque este eleitor não sabe o que ele anda fazendo... Se soubesse dos mandos e desmandos, não teria eleito esses políticos... Pense bem antes de votar... Eu sou a favor do voto facultativo e anulação dos votos uma vez que quem se candidata ao cargo público não tem interesses autruistas e sim egocêntricas... vale a pena votar nesses candidatos ??? me dê o nome de um candidato que vale a pena votar... eu dalei uma lista extensa que justifica a minha decisão... good luck !!!
Postar um comentário