quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sacolinhas do Kassab

A capacidade de que o governante brasileiro tem de transferir externalidades para a população é historicamente notória. Os serviços públicos de saúde são ruins? Voce pode contratar um plano privado. A polícia não está dando conta da criminalidade? Compre carros blindados, ande de vidros fechados, não saia a noite, siga inúmeras "regras de segurança" na TV e aprenda a se proteger.

Em SP agora existe um novo símbolo reluzente da demência pública no Brasil. O prefeito Gilberto Kassab, que já andou aprontando outras medidas igualmente truculentas, resolveu atacar quem faz compra em supermercados, proibindo a distribuição gratuita de sacolas plásticas descartáveis comuns, e propondo a VENDA de sacolas pláticas ditas "biodegradáveis".

Chega a ser irritante ter quer escrever sobre isso aqui, mas antes disso me dei conta de que não é exatamente todo mundo que acha essa medida totalmente absurda. Vou enumerar apenas dois motivos básicos.

1. Sacolas plásticas retornaveis são uma fonte de germes. Link

Ou vai dizer que voce ja viu alguem lavar sacolinhas plásticas antes de reutilizar? Chega a ser surreal imaginar a cena.

2. Sacolas plásticas "biodegradáveis" somente são realmente biodegradáveis se processadas em equipamento próprio, em usinas de compostagem. Ou seja, são praticamente uma farsa.
O fato que mais me causa estranheza é o esforço da TV Globo/SP em tentar validar tal medida. Neste link pode-se ver uma reportagem sobre "meios alternativos" que clientes estariam se fazendo valer para fazer frente ao "problema das sacolinhas". Para a globo é fácil e rápido criticar o "fraco", e não o absurdo da obrigatoriedade de se COMPRAR uma sacola plástica de determinada especificação (ainda há boatos que gente ligada ao Kassab possui uma fábrica de tais sacolas). Fazer isso com o cidadão para a globo não é "falta de cidadania nem de respeito".

Já pensou o seguinte: Se a preocupação é com o meio ambiente, por qual motivo simplesmente não obrigam os donos de mercado a fornecer sacolinhas biodegradáveis gratuitamente? Ah... pois aí vai comprar uma briga com gente como Abílio Diniz o que não é "recomendável". Mais fácil jogar esse peso para a dona de casa, para o cidadão comum. Mais uma vez externalizando os custos para você, que já pagou para eles resolverem o problema. Além disso, sacolas de papel que são realmente biodegradáveis não foram sequer citadas.

Encontrei um link de uma petição pública da APAS - Associação Paulista de Supermercados, contra a medida do governo de SP, inclusive enumerando argumentos aparentemente bem válidos. E eu nem citei o fato de que com o fim da distribuição de sacolas plásticas gratuitas os supermercados terão reduzido seus custos, e ainda talvez faturem com a venda de sacolas retornáveis ou biodegradáveis. Considerando tais informações talvez seja relevante fazer um análise mais cuidadosa sobre quem está ganhando neste jogo, pois quem está perdendo já ficou claro.

Implantar uma legislação como esta, que possui eficiência questionável e finalidade duvidosa cria um enorme potencial para criar descrédito em qualquer medida séria posterior em favor do meio ambiente. Depois fatos como este ainda tem gente que se questiona o motivo de tudo no Brasil ser tão "escrachado", e não levado a sério. UPDATE 15/05/2012: Mas que piada... http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sptv-1edicao/t/edicoes/v/ipt-testa-sacolas-plasticas-em-sao-paulo/1948175/

1 comentários:

Anônimo 15 de junho de 2012 às 00:41  

Gostaria de perguntar aos consumidores o que eles acham destas medidas "impositórios" dos mandos e desmandos dos políticos que eles tem elegidos como seus representantes nas eleições ?... Cidadão omisso é tão culpado quanto aos mandos e desmandos políticos, porque este eleitor não sabe o que ele anda fazendo... Se soubesse dos mandos e desmandos, não teria eleito esses políticos... Pense bem antes de votar... Eu sou a favor do voto facultativo e anulação dos votos uma vez que quem se candidata ao cargo público não tem interesses autruistas e sim egocêntricas... vale a pena votar nesses candidatos ??? me dê o nome de um candidato que vale a pena votar... eu dalei uma lista extensa que justifica a minha decisão... good luck !!!

Disclosure

Este blog possui caráter meramente informativo e/ou de pesquisa. Comentários feitos aqui não representam recomendações de investimentos e o autor se exime de qualquer responsabilidade pelo uso de informações aqui disponibilizadas.

O material publicado neste blog quando não indicado de forma diversa é de propriedade do site EspeculadorFinanceiro.com.br, é permitida a reprodução desde que citada a fonte. Cópia, edição, distribuição, ou plágio é passível de punição nos termos da lei vigente.

Autor

Um pedaço de informação sem contexto, é somente um pedaço de informação. roberto(arroba)especuladorfinanceiro.com.br