domingo, 10 de agosto de 2008

PETR4 - bye bye Monopólio

Ah... como eram bonitos os modelos de monopólio na microeconomia, tão confortáveis, lucrativos...

Não entenderam o título do post?

leiam aqui!

Acionistas da petrobrás podem comprar hipoglós...


Só no brasil que o eu direito existe enquanto "deixarem existir". Assim nunca vamos chegar em lugar algum, com regras que mudam no decorrer do caminho. Quem sai perdendo é o acionista da petrobrás, que confiou na estabilidade política e econômica da agora futura empresa ex-monopolista.

Situação jurídica estável? ha ha ha...

É engraçado, pois esse papo me lembra um comentário que fiz sobre a CIDE tempos atrás neste blog, onde o governo tirou o lucro do acionista e jogou diretamente no caixa do tesouro nacional por meio de ma manobra vil, agora aparentemente acontece o mesmo, e se vc ler nos comentários que fiz sobre a CIDE, vai notar que com essa retirada do monopolio da petrobrás não haverá mais argumento convincente para que a contribuição continue a existir, pois como o nome diz, é uma "contribuição sobre intervenção do domínio econômico" coisa que não mais existirá com a perda do monopólio, todavia não quer dizer que eu acredite que essa contribuição venha a ser extinta.

No curto prazo não deve causar grandes prejuizos à empresa, fundamentalmente falando claro, mas o upside do valor das ações deverá ser rebaixado, provavelmente o mercado não deve reagir bem a esta notícia na segunda-feira, mais uma notícia da série "noticias que não deveriam existir" ainda mais na situação lastimável que o valor das ações da empresa se encontram, e no longo prazo, a empresa perde fundamentos, pois fica em aberto como seria daqui para frente no caso de novas descobertas. Irão para a "nova estatal" ou para a petrobrás?


1 comentários:

Anônimo 28 de agosto de 2008 às 23:44  

Será? Esse governo está mais perdido do que cego em tiroteio, cada hora falam uma coisa.

Visitem: www.mybroker.com.br

Disclosure

Este blog possui caráter meramente informativo e/ou de pesquisa. Comentários feitos aqui não representam recomendações de investimentos e o autor se exime de qualquer responsabilidade pelo uso de informações aqui disponibilizadas.

O material publicado neste blog quando não indicado de forma diversa é de propriedade do site EspeculadorFinanceiro.com.br, é permitida a reprodução desde que citada a fonte. Cópia, edição, distribuição, ou plágio é passível de punição nos termos da lei vigente.

Autor

Um pedaço de informação sem contexto, é somente um pedaço de informação. roberto(arroba)especuladorfinanceiro.com.br